SIC E CESME ASSINAM PROTOCOLO DE ENTENDIMENTO E REFORÇAM COOPERAÇÃO PARA O COMBATE AO GARIMPO E TRÁFICO ILICÍTO DE MINERAIS ESTRATÉGICOS NO PAÍS

Redacção- O SIC( Serviço de Investigação Criminal) e o CESME ( Corpo Especial de Segurança para Minerais Estratégicos), assinaram, na tarde, de hoje, quarta-feira 06 de Abril de 2022, no anfiteatro da sede do SIC em Cacuaco, um Protocolo de Entendimento, que visa dentre os mais variados aspectos, reforçar o mecanismo de controlo integrado, no âmbito da cooperação e apoio institucional entre as partes, para contrapor o Garimpo, o Tráfico Ilicíto de Minerais Estratégicos e a recolha de apreendidos.

O acto foi co-presidido pelos Directores Geral do SIC, Comissário-Chefe, António Paulo Bendje e pelo Director do CESME, Luciano Tânio da Silva, principais signatários do Protocolo de Entendimento.

Na ocasião o Director Geral do SIC, bastante satisfeito agradeceu profundamente o gesto, e sublinhou que esta relação deve elevar-se ao nível de excelência.

” Que a nossa relação que já estava bem, seja a partir de hoje excelente”, assinalou o número um do SIC.

Já na sua intervenção o Director do CESME, Luciano Tânio da Silva, que se fez acompanhar pelos membros do Conselho directivo daquela instituição, agradeceu a recepção e afirmou que o acto visa apenas formalizar e actualizar àquelas que são as actividades que respondem, para melhorar a relação internacional que já data de longo tempo, ainda não como SIC e também não como CESME, mas no exercício das tarefas.

“queremos garantir que estamos juntos e a finalidade entre as nossas tarefas é a mesma e acima de tudo está o interesse Público do Estado”. Referiu.

No acto, e como sinal do reforço da cooperação, o Director do CESME procedeu a entrega de duas viaturas de marca Toyota, modelo Land Cruizer para reforçar à acção operativa do SIC no combate a estes crimes.


Presenciaram o acto, da parte do CESME, o Director Adjunto e os Chefes de Departamento, do lado do SIC, os Directores Nacionais de Combate ao Tráfico Ilicíto de Pedras, Metais Preciosos e Crimes Ambientais, do Gabinete Jurídico, GEIA, Educação Patriótica, GCII e chefes de Departamentos do SIC
 

en_GB