#Malanje- A Direcção Provincial do SIC Malanje acolheu, hoje nas suas instalações, o encontro de trabalho entre a Procuradoria Geral da República e os Órgãos de Policia Criminal do MININT (SIC e DIIP) com os pontos na agenda de trabalho sobre: a Forma de funcionamento do DIIP, Delimitação das competência entre SIC e o DIIP, bem como harmonização de procedimentos entre SIC e o DIIP.

O encontro foi presidido pela Digna Sub-Procuradora Geral da República, Dra Francisca do Rosário Rasgado Marques e com o suporte técnico do Subcomissário de Investigação Criminal, Samuel Ramos Peso, Director Provincial do SIC Malanje e do Chefe de Departamento de Investigação de Ilcítos Penais do Comando Provincial da Polícia Nacional em Malanje Superintendente-Chefe António Francisco Dias.

A entidade máxima da PGR em Malanje, enalteceu o empenho das forças do MININT, para bem estar e paz social da população malanjina, bem como a intenção da PGR estar mais unida com os órgãos de polícia criminal.

A Dra°Francisca do Rosário Rasgado Marques, aproveitou a ocasião e fez a apresentação do Magistrado que vai atender o Departamento de Investigação de Ilícitos Penais na província de Malanje, igualmente deu a conhecer aos presentes do novo Software, denominado SINP, Sistema Integrado de numeração dos processos.

Na oportunidade o Director provincial do SIC, começou por agradecer a Digna Sub-Procuradora Geral da República Titular, pela forma que tem conduzido este Órgão, frisou ainda sobre a relação entre o SIC e DIIP, dizendo que é boa, tendo reforçado a necessidade de maior interacção no concernente ao trabalho opertativo.

O Responsável enfatizou que este é também, apelo do Delegado Provincial do MININT e Comandante da PN Comissário, Timóteo Francisco de Abreu Hilário,” à cooperação entre os orgãos deve ser permante, por sermos todos filho da mesma família” reforçou. Samuel Peso, apresentou por outro lado aos presentes o Projecto de Lei de Repartição de Competência entre os Órgãos de Policia Criminal,

O oficial, ao terminar louvou a iniciativa da PGR e propôs a Digna Sub-Procuradora Geral da República Titutar, que reunião do genéro, sejam realizadas trimestralmente.

Já o Chefe de Departamento de Investigação de Ilícitos Penais, Superintendente-Chefe António Francisco Dias, explicou como o seu Departamento está estruturado na província e realçou que a união faz a força e que o SIC e o DIIP devem caminhar juntos e de mãos dadas.

A reunião decorreu de forma salutar e sob cumprimento das medidas de biosegurança para protecção contra a covid-19.

Fizeram parte do encontro Magistrados do Ministério Público, membros do Conselho Consultivo do SIC, e os efectivos do DIIP.

en_GB