DETIDO CIDADÃO POR CLONAGEM DE CARTÕES MULTICAIXA E MOVIMENTO IRREGULAR DE 18 MILHÕES DE KWANZAS NUMA CONTA BANCÁRIA

O Serviço de Investigação Criminal, através da sua Direcção Central de Combate aos Crimes Financeiros e Fiscais, deteve, em sequência investigativa mediante mandado de detenção, na via pública, de um cidadão nacional, de 33 anos de idade, supostamente envolvido na prática dos crimes de Uso e Abuso de cartão de crédito , debito e garantia, Furto e Associação Criminosa, consubstanciado na clonagem de cartões por via TPA e em ter movimentado irregularmente a conta bancária de um cidadão, através de cartão multicaixa, causando prejuízo patrimonial de Akz 18 milhões de kwanzas.

Referir que a detenção é resultado de um trabalho Investigativo aturado, em sede de uma denúncia apresentada pelo lesado, que levou a determinar que foi alvo da clonagem do seu cartão multicaixa, num restaurante no distrito da Samba, que contou com o auxílio de um funcionário do referido restaurante.

Mediante seguimento das diversas contas onde foram transferidos os referidos montantes foi identificar e localizar um dos integrantes deste grupo organizado de malfeitores que culminou com a sua detenção.

Realçar que foram encontrados na residência deste, 19 cartões Multicaixa de diversas bancos, de contas de outros cidadãos.

Salientar que o cidadão ora detido será presente ao Ministério Público para responsabilização criminal, enquanto diligências prosseguem para esclarecimento total deste crime.

Todavia, o SIC apela aos cidadãos a terem maior cuidado no uso dos seus cartões Multicaixa, para prevenir-se desse tipo de prática.

GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DA DIRECÇÃO GERAL DO SIC, EM LUANDA, AOS 15 DE JUNHO DE 2022.-

THE DIRECTOR
MANUEL HALAIWA
// SUPERINTENDENTE-CHEFE DE INVESTIGAÇÃO CRIMINAL

en_GB