DETIDO FALSO OFICIAL DA CASA DE SEGURANÇA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

DETIDO FALSO OFICIAL QUE SE FAZIA PASSAR POR FUNCIONÁRIO DA CASA DE SEGURANÇA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

O Serviço de Investigação Criminal, através da sua Direcção Central de Operações, deteve, nesta quinta-feira, no bairro Cassenda, em cumprimento de um mandado de detenção, um cidadão de 32 anos de idade, mais conhecido por Miro, suposto Major da Casa de Segurança do Presidente da República, pelo seu envolvimento nos crimes de Furto de Viatura, Abuso de confiança e Burlas, pelos quais estava a ser procurado deste 2019.

A detenção deste cidadão é resultado de um aturado trabalho investigavo em torno dos processos-crime em instrução preparatória, em que é acusado de cometer 3 crimes de furto de viaturas, nomeadamente: a primeira viatura de marca Hyundai Elantra, cor branca, ocorrido em 2019, a segunda de marca Mitsubishi, modelo Pajero, cor preta, ocorrido em 2020, a terceira de marca Hyundai, modelo Tucson, cor branca, ocorrido no mês de Maio do corrente ano, seguido de uma Burla de 700 mil kwanzas a lesada.

É também acusado da prática de 4 crimes de burla, a vários lesados, na quantia monetária de Akz 12. 700.000, dinheiro recebido sob pretexto de conseguir casas nas centralidades do Kilamba e Zango 5000.

Importa referir que para consumar os ilícitos, o cidadão em causa fazia-se passar por funcionário da casa de segurança do presidente da República, ostentando a patente de Major, e através desta falsa qualidade, se aproximava das vítimas, mostrando ter facilidades em adquirir residências nas centralidades do Kilamba e Zango 5000, em função de supostas amizades com funcionários do Fundo de Fomento Habitacional e Instituto Nacional de Habitação.

Realçar que na sequência da detenção foram encontrados e apreendidos um passe falso da casa de segurança passado em seu nome, com a patente de capitão, uma carta de condução militar, um passe da Procuradoria Militar também falsos. Outrossim, no decurso das diligências foram apreendidos outros meios, sendo ( 2) pares de farda de campanha, (4) camisas, (1) calça, (1) casaco de gala, (1) par de botas militar, 1 par de passadores de Major.

Relativamente aos meios furtados foi possível recuperar a viatura de marca Hyundai, modelo Tucson, cor branca, com a chapa de matrícula LD-55-51-GA.

Referir também que o SIC apurou que a farda foi adquirida por via de um suposto militar seu Amigo, ao qual o SIC já está no encalço.

Salientar que o cidadão ora detido foi presente ao Ministério Público que aplicou a medida de coacção pessoal mais gravosa a prisão preventiva, enquanto diligências prosseguem para esclarecimento total destes crimes.

GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DA DIRECÇÃO GERAL DO SIC EM LUANDA AOS 5 DE NOVEMBRO DE 2021.-

O DIRECTOR
MANUEL HALAIWA
//SUPERINTENDENTE DE INVESTIGAÇÃO CRIMINAL//

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

pt_AO