SIC INCINERA MAIS DE 300 KILOS DE LIAMBA NO CUANZA-NORTE

Cuanza-norte – Em prol ao 26 de Junho, da Mundial de Combate às Drogas, realizou-se na manhã desta sexta-feira, 25, no Município de Cazengo, a tradicional incineração deste drogas, nociva à saúde, cujo consumo pode causar efeitos nefastos ao homem e a sociedade em geral.

O acto em causa, foi dirigido pelo Subcomissário de Investigação Criminal, José Vunge, que na ocasião usou a tocha acesa para a incineração da droga.

Realçar que, de Junho de 2021 à presente data, as acções operativas desenvolvidas pelo SIC, resultaram no registo de 58 crimes relacionados ao cultivo, tráfico e uso de estupefacientes, tendo sido detidos 58 cidadãos, dos quais 8 do sexo feminino, cuja faixa etária ronda entre os 16 e 60 anos de idade.

No período em referência, foi ainda possível destruir 8 campos de cultivo, num total de 1007 plantas, bem como a apreensão de 342kg e 826 gramas de cannabis sativa (vulgo liamba).

De acordo com o SIC, a nível do Cuanza Norte, os municípios de Cazengo e a comuna do Samba Lucala, município de Samba Cajú são as zonas com maior índice no cultivo deste produto, cujos Modus Operatis, recaem sobre o uso de sacos de múcua, e bombó, para despistar as autoridades. O referido produto, tem tido como destino a capital do País, Luanda para a sua comercialização.

Participaram do acto, Magistrados do Ministério Público, Oficiais Comissários afectos a PNA, e os Membros do Conselho Consultivo do SIC.

fr_FR