SIC E SINSE REFORÇAM COOPERAÇÃO E ESTABELECEM COORDENAÇÃO DE TRABALHO ENTRE OS DOIS ÓRGÃOS

Huambo- O Serviço de Investigação Criminal “SIC” manteve na manhã de hoje, 10 de Março de 2022, no edifício sede do SIC, um encontro de trabalho com a Delegação do Serviço de Informações e Segurança do Estado “SINSE”, que visou entre vários assuntos, estreitar as relações de cooperação de trabalho entre as duas Instituições.

A delegação composta por dez membros do Conselho de Direcção do SINSE, foi encabeçada pelo Sr. Faustino de Jesus João, Delegado Provincial do SINSE-Huambo, que na sua intervenção parafraseou o Chefe do SINSE dizendo: “O SIC e o SINSE são como irmãos gêmeos e por isso estão condenados a caminhar juntos.

A actividade, que é uma iniciativa do SINSE, serviu também para levar ao conhecimento do SIC, o Estado organizativo e funcional daquela Instituição.

“A cooperação de trabalho, gera sempre resultados impressionantes, com estes dois Órgãos a caminharem juntos não haverá sossego para os inimigos da paz e do bem-estar”. Reforçou Faustino João.

Por seu turno, o Subcomissário de Investigação Criminal Américo Naval dos Prazeres Hugo, Director Províncial do SIC no Huambo deu as boas-vindas à delegação, saudou a iniciativa e instou aos presentes a necessidade de partilha de informações de carácter operativo entre os dois Órgãos, lembrando que é preciso muita seriedade para tirar as iniciativas da teoria a prática. “Sem desrespeito aos níveis de compartimentação de informações, haverá melhorias significativas” Assinalou.

As duas entidades reconheceram que a actividade foi um ganho para os dois Órgãos e que almeja-se resultados positivos.

No final do encontro os membros de Direcção do SINSE e do Conselho Consultivo do SIC, garantiram trabalhar de mãos dadas na partilha de informações para o combate cerrado à criminalidade, principalmente os crimes violentos, os de corrupção, narcotráfico e outros que carecem de um trabalho investigativo aturado para seu esclarecimento.

fr_FR