SIC CAPACITA ESPECIALISTAS DO DIIP EM TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO CRIMINAL

#Cuanza norte – Encerrou na manhã de hoje, quarta-feira, 26 de Janeiro, na sala de reuniões do Serviço de Investigação Criminal, o seminário de capacitação em matérias de Medicina Legal, Criminalística e Violência Doméstica, dirigido aos especialistas do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais do Comando Provincial do Cuanza Norte da Polícia Nacional de Angola.

Convidado a encerrar o acto, esteve o Superintendente de Investigação Criminal, Francisco Henriques Vaz Manuel “Chinho”, Director Provincial Adjunto do SIC, em representação do Director Provincial doSIC, ladeado pelos Superintendente de Investigação Criminal, Américo Cabeia e o Intendente Mário do Nascimento Domingos Bartolomeu, respectivamente, Chefes de Departamento de Recursos Humanos do SIC e DIIP/PNA. O Responsável afirmou que a referida formação, foi uma iniciativa do DIIP, no âmbito da cooperação institucional existente entre as duas polícias criminais de Angola, cujo objectivo principal, versa sobre o combate à criminalidade e a garantia da manutenção da ordem pública.

O oficial pediu aos ora formafos, maior engajamento e aplicação das matérias ministradas, no sentido de dinamizar a capacidade técnica operacional, mormente nas questões da medicina forense, bem como de violência doméstica no geral.

Pediu igualmente, a conservação do material com conteúdos, para enriquecer o acervo cultural, sendo que os estes, poderão servir de consulta em situações pontuais.

De referir que, a formação teve duração de 10 dias, contou com a participação de 6 efectivos do DIIP e 3 três Formadores do SIC, nomeadamente; a Médica Legista, um Perito do Laboratório de Criminalística e um outro oficial ligado ao Departamento de Crimes Contra as Pessoas.

No final do certame, procedeu-se a entrega de certificados ao corpo docente e aos seis participantes, culminando com a foto de família.

Prestigiaram o acto, os Membros do Conselho Consultivo do SIC e do DIIP.

fr_FR