MINISTRO DO INTERIOR PRESIDE SESSÃO DE ABERTURA DO VII CONSELHO CONSULTIVO ALARGADO DO SIC E CONSIDERA SITUAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA DO PAÍS ESTÁVEL

Arrancou na tarde desta quinta-feira, 9 de Junho de 2022, na sede do SIC em Cacuaco, o VII Conselho Consultivo Alargado do Serviço de Investigação Criminal, que se realiza sob o lema: Por um Serviço de Investigação Criminal mais Actuante no Combate à Criminalidade e na Valorização dos Direitos Humanos, cuja sessão de abertura foi presidida pelo Ministro do Interior, Eugénio César Laborinho, que considerou a situação de segurança pública do país estável.

Eugénio Laborinho que discursava no acto de abertura referiu que houve uma redução de 1.438 crimes de natureza diversa, dos quais 62,4% foram esclarecidos, fruto das medidas adoptadas no âmbito da prevenção e enfrentamento operacional, tendo recomendado para o período maior atenção nesta fase que se aproximam as eleições gerais no País.

Na ocasião o Comissário-Chefe, António Paulo Bendje, Director Geral do SIC fez as honras da casa, agradecendo com enorme satisfação a disponibilidade do presidente do acto, e destacou a importância do evento.

António Bendje defendeu que a Investigação Criminal faz-se com todos, independentemente da colocação do efectivo, e apelou aos efectivos do SIC a distintos níveis, a adoptarem uma postura e compostura que salvaguarde o bom nome da Instituição, evitando a prática de actos cobertos de ilegalidades, petulância, abuso de poder e outras práticas proibidas, por lei. Referiu.

O certame que terá a duração de dois dias, 9 e 10 de Junho, vai analisar dentre os vários assuntos a situação da criminalidade no país no ano de 2021 e 1° Trimestre de 2022, bem como definir medidas de prevenção e combate à criminalidade.

Participaram da sessão de abertura, o Secretário de Estado do Interior, Dr. José Zau, a Digníssima Sub-Procuradora Geral da República junto do SIC, Dra Cecília da Costa Fonseca, os Membros do Conselho Consultivo Normal do MININT, os Membros do Conselho Consultivo Alargado do SIC, Conselheiros do Director Geral e Técnicos Seniores do SIC.

Ajouter un commentaire

Votre adresse email ne sera pas publiée. Les champs requis sont indiqués *

fr_FR