EFECTIVO DO SIC MORRE EM CONSEQUÊNCIA DA ACÇÃO DE MARGINAIS

O Serviço de Investigação Criminal leva ao conhecimento público, com elevada consternação, o falecimento do Sr. Inspector-Chefe, Malvino Adriano Vaia, oficial Sénior da Direcção Nacional de Educação Patriótica da Direcção Geral do SIC, ocorrido neste Domingo, em Windhoek, onde recuperava de uma cirurgia, na coluna vertebral, a que foi submetido para retirar um projéctil encravado.

Referir que o malogrado foi atingido por disparos de arma de fogo, no pretérito dia 07 de Maio de 2021, quando regressava à casa, saindo do serviço, na zona verde, município de Belas, próximo de uma Cantina, onde habitualmente fazia pequenas compras, foi surpreendido, por dois indivíduos, que se faziam transportar de uma motorizada, na tentativa de se apoderarem dos seus pertences, dispararam contra o oficial no membro superior esquerdo e já no solo, atingiram-lhe com um segundo disparo na região do abdómen, tendo o projéctil encravado na coluna vertebral. Aproveitando-se do seu estado, os meliantes levaram-lhe a pistola.

Diante de tão triste situação, as forças da ordem que patrulhavam a área o transportaram ao hospital geral de Luanda onde foi submetido a intervenção cirúrgica sem sucesso, na intenção de retirar o projéctil encravado, agravando-se o seu estado de saúde.

Depois de várias tentativas, em outros hospitais locais, sem sucesso, foi no dia 13 de Junho, evacuado para a República da Namíbia, na capital Windhoek, onde submetido a duas cirurgias, foi retirado o projéctil encravado, e já apresentava melhorias ao longo desses 10 meses de internamento, não resistindo, faleceu por volta das 17horas do dia 09 de Abril de 2022.

Realçar que das diligências feitas em torno do assalto foi possível a detenção dos meliantes e a recuperação da arma de fogo do oficial, e o processo segue os seus trâmites para a efectiva responsabilização criminal destes indivíduos.

Todavia, o SIC lamenta tão irreparável perda deste jovem promissor, Mestre em Jurisprudência e Investigação Criminal, pela República Federativa da Rússia, e endereça à família enlutada os mais profundos sentimentos de pesar.

GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DA DIRECÇÃO GERAL DO SIC, EM LUANDA, AOS 12 DE ABRIL DE 2022.-

LE DIRECTEUR
MANUEL HALAIWA
// ENQUÊTE PÉNALE DU SURINTENDANT //

fr_FR