O Serviço de Investigação Criminal e a Polícia Nacional, procederam hoje, 5 de Setembro, no Distrito Urbano de Luanda, a detenção do cidadão nacional identificado por Domingos Pedro De Almeida, funcionário Bancário, por ser o autor do áudio e texto que foram difundidos nas redes sociais, sobre a alegada morte de Sua Excia Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, informação essa que visou criar o pânico e desinformação no seio da comunidade Nacional e Internacional.
Face a gravidade dos factos, os órgãos de defesa e Segurança, desencadearam acções que determinaram a sua localização e consequente detenção.
Salientar que o processo encontra-se em segredo de justiça e nas próximas horas o cidadão ora detido será presente ao Ministério Público para o competente procedimento criminal.
Todavia, o SIC apela aos cidadãos a fazerem o uso correcto das redes sociais, evitando, produzir vídeos e áudios nas redes sociais, que visam tão somente instalar o pânico e falsa informação, bem como alteração da ordem e segurançapública. Pois os os órgãos de defesa e Segurança serão implacáveis com todos aqueles que insistirem nessas práticas, uma vez que possuem valências tecnológicas que permitem a identificação dos autores dos referidos vídeos ou áudios postos a circular nas plataformas digitais.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DA DIRECÇÃO GERAL DO SIC, EM LUANDA, AOS 5 DE SETEMBRO DE 2022.
LE DIRECTEUR
MANUEL HALAIWA
//SUPERINTENDENTE-CHEFE DE INVESTIGAÇÃO CRIMINAL//